06/12/2008 20:40

Apresentado documentos que provam Parnaíba com quase 300 anos

Com o propósito de apresentar para a comunidade parnaibana o Instituto Parnahiba (INPAR), Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba (IHGGP) e a Associação Comercial de Parnaíba (ACP) realizaram no auditório da ACP, a exposição de documentos que tratam da solicitação do coronel Pedro Barbosa Leal em erigir um templo religioso na Villa de N S de Monserrathe da Parnahiba (hoje cidade de Parnaíba).

Diderot Mavigneir, membro do IHGGP, disse que a documentação tem fundamento ao afirmar que Parnaíba não tem apenas 164 anos, mas 300 (fará em 2011), segundo documento enviado pelo coronel Pedro Barbosa Leal ao bispado de São Luiz.

Para a maioria das pessoas que compareceram ao evento os documentos servem de como a certidão de nascimento e de batismo de Parnaíba.  Eles são datados de 1711, onde a cúria de São Luís nomeia como pároco para capela de Nossa Senhora do  Monserrathe, o padre mestre João da Conceição.

A solenidade contou com a presença de representantes de grupos culturais, de agências de turismo, de estudantes universitários e dos secretários Carlos Teles e Arlindo Leão. Durante o evento foi lançada a campanha Parnaíba 300-2011.

—————

Voltar